quarta-feira, 21 de novembro de 2012

... obrigado Grande Mãe por mais um dia ...

...

7:00 h. da manhã estava eu na cozinha amassando esse pão de cebola ... ficou tão fofo, tão cheio de energia que não dá vontade de parar de comer ... com uma manteiguinha derretendo ... loucura ... (rs)
... mas preciso me controlar, eu os fiz para um encontro de comadres hoje à tarde ... 

... e a receita é mais ou menos assim ... um tanto de farinha, um pouco de óleo, um tequinho de sal ...
 kkkk  ... bem coisa de bruxa mesmo ... foi na intuição ...
... eu fiz uma "esponja" como dizem os mestres padeiros ...
com (talvez) duas xícaras de farinha ... uma xícara de água morna e 10g. de fermento para pão (seco) ... deixei crescer ...
Aí ... eu bati 2 ovos, misturei uma cebola ralada ...
... acrescentei talvez (rs) 3/4 de xícara de óleo, 3/4 de xícara de queijo cottage e 1/2 xícara de iogurte natural ... uma pitada de sal, uma de açúcar e Kummel  (Alcaravia) 
... misturei  tudo à "esponja" fermentada e fui acrescentando farinha, talvez 1 k. ... sovei até formar uma massa lisa e macia ainda pegando um pouco nas mãos ... deixer crescer novamente por 40 min. ... enrolei pequenos pãezinhos bem rústicos mesmo ... 
Levei para assar ... e deu nisso ... (rs)

... o sol que animava a sair as 7:00 já foi encoberto pelas nuvens e talvez chova ainda pela manhã ... mas, com pãezinhos reconfortantes assim quem se importa com chuva    :-) 

...