domingo, 17 de janeiro de 2016

... " Quando falamos do Arcano XI do tarot, a Força, estamos falando desse estado de autoconhecimento que nos permite saber quem somos, controlando nossos instintos, sem contudo ignorá-los ou desprezá-los, e extrair desse exercício de sublimação a força necessária para evoluir. 
 
Vemos um exemplo claro dessa ideia de transmutação entre o mais animal e o mais espiritual na recomendação do celibato entre sacerdotes, freiras,  místicos e outros religiosos. A ideia primordial é que a energia sexual contida possa ser utilizada para estimular e favorecer a força da intenção devocional e avançar o processo de desenvolvimento espiritual dos seus adeptos. Movendo o foco dessa energia do âmbito dos prazeres físicos para o da espiritualidade, o fluxo energético se processaria mais intensamente.      
 
Forte não é aquele que grita mais alto ou bate mais forte, mas sim aquele que não precisa nem gritar ou bater para fazer-se respeitado. A Força vem de dentro, de um trabalho interno de controle da raiva, do orgulho, do desejo; do desenvolvimento de padrões éticos e morais, de carisma, equilíbrio e paz interior; de planejamento, obstinação e direcionamento. " ...

- Alex -